Colheres e suas medidas

Não abanadonei o blog, fiquei ausente por motivos justificáveis e desculpáveis rssss

Bom, queria começar esse ano falando de medidas.  Nunca tive um faqueiro completo e aqui em casa tenho colher e colherzinha.  A colher é a colher de sopa e a colherzinha tem de 2 tamanhos, respectivamente colherzinha maior e colherzinha menor XD

Nunca soube qual a diferença de tamanho da colher de café, de chá e de sobremesa.  Quando essas medidas apareciam em alguma receita eu pegava minha colherzinha e calculava ±, no olhômetro mesmo.

Como não tenho xícara de chá, não como as do Brasil, minha medida padrão sempre foi um copo, tipo americano que tenho aqui.  Na verdade acho que é um pouco menor do que o copo americano, mas eu não levo isso em conta e o uso assim mesmo, nunca medi sua capacidade pra saber quantos ml ele comporta e sempre me serviu muito bem.  Por isso acho tão boba a preocupação de algumas pessoas quando encasquetam com esses detalhes.  A gente tem que se acostumar a cozinhar com as coisas que se tem.  A não ser que você trabalhe como chef, acho bobagem sair comprando tantos acessórios que serão pouco usados.

Mas resolvi fazer uma pesquisa e  descobri umas dicas interessantes.  Um site muito bom para saber as medidas e equivalências dos ingredientes é do Unirio.  Consulto bastante para transformar em gramas e mililitros.  Aliás, isso foi uma coisa que descobri ser bem melhor nas receitas.  Afinal, minha colher de sopa pode ser muito mais cheia do que a sua e assim acaba alterando o resultado final, mas 10 g sempre será 10 g.  A balança é grande aliada minha, uma compra que não foi um desperdício.

 Agora as colheres, pela ordem decrescente (de tamanho):

sopa > sobremesa > chá > café

Não lembro onde vi agora mas na colher de chá cabe uma moeda de 1 real.  Como não sei onde enfiei meus dinheiros do Brasil fui procurar qual o diâmetro dessa moeda: 24 mm.  Assim descobri que minha colherzinha menor é a colher de chá, então imagino que a colherzinha maior seja de sobremesa.  Então não tenho colher de café em casa >.<

Uma imagem acho que ajuda mais pra entender.


Para medir os ingredientes.

Açúcar
Farinha de trigo

Margarina
Quando a receita pedir colher rasa, passe uma faca na borda da colher.

Imagens achadas no Google imagens.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP