Bolo Piña Colada


Tinha uma vontade imensa de comer bolo de abacaxi enfeitado assim, mas não achei nenhuma receita que me satisfizesse completamente e acabei inventando uma que servia para o meu paladar =D  É um bolo de coco com abacaxi, ficou grande, muito fofo e bem molhadinho.

  • 1 lata de abacaxi em calda
  • 5 ovos
  • 200 ml de leite de coco
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 colher (sopa) de essência de coco
  • 100 g de coco ralado
  1. Caramelize a forma com 5 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de água. Disponha as fatias de abacaxi no fundo e nos lados. Se quiser pode colocar cerejas em calda para dar uma corzinha a mais na decoração. Não jogue a calda do abacaxi pois será usado para regar o bolo depois.
  2. Ferva o leite de coco, o leite, a essência, a margarina e o óleo e deixe esfriando.
  3. Em uma vasilha peneire a farinha de trigo e o fermento. E misture o coco ralado.
  4. Bata as claras em neve e reserve.
  5. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Acrescentar a mistura de farinha alternando com o leite.
  6. Misturar as claras delicadamente.
  7. Coloquei em uma forma redonda de 28 cm. E assei em forno pré-aquecido a 200ºC por quase 1 hora.
  8. Tire do forno e fure toda a superfície com um palito ou garfo e despeje uma calda feita com a calda do abacaxi e leite. Eu coloquei 1 xícara de leite mas isso varia dependendo do tamanho da lata de abacaxi (lata maior = mais calda).
  9. Quando o bolo chupar toda a calda, passe uma faquinha nas bordas para desgrudar o bolo da forma e desenforme.
  10. Sirva bem gelado.
A essência de coco eu compro aqui, mas se você não tiver pode substituir por 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha ou fazer sem =D

Read more...

Rakkyou


Minha mãe sempre fez essa conserva mas eu nunca me interessei em aprender a fazer, apesar de adorar comer. Não sei a tradução correta, em minhas pesquisas vi que chamam chalotas (será que é apenas em Portugal ou no Brasil também se fala assim?).

Esses dias vi que estava vendendo no mercado, deve ser época que o povo colhe e faz a conserva porque tinha muito e, bem, não achei muito barato, mas também não é tão absurdamente caro.  Resolvi fazer e quando fui, finalmente, comprar estava pela metade do preço ^^

Bom, na verdade tinha um pacote limpo por ¥500 e o que ainda precisava ser limpo por ¥200. Claro que  peguei o mais barato, mesmo que acabe rendendo menos, porque não sei se Karina vai comer.  Melissa e Helio eu nem alimento ilusões que eles se disponham sequer a experimentar.

Como o pacote que eu comprei pesava 500 g, vou fazer apenas metade da receita.

500 g de cebolinha rakkyou limpo
★ 100 ml de água
★ 125 g de açúcar em pedra
175 ml de vinagre de arroz
¢ 50~100 g de açúcar em pedra
¢ 1½ pimentas vermelhas picadas

Esfregue os rakkyous em água. Trocando a água várias vezes e escorra toda a água.

Ferva uns 3 copos de água em uma panela e mergulhe os rakkyous por 10 segundos. Escorra a água e reserve.

Enquanto os rakkyous estão secando naturalmente, misture em uma panela a água e o açúcar (★). Leve ao fogo e desligue quando ferver, não é necessário que o açúcar tenha derretido completamente. Misture o vinagre quando amornar (lembre-se que o vinagre não vai ao fogo)

Seque os rakkyous com papel toalha e coloque em um vidro esterilizado. Coloque o açúcar (¢), a pimenta (¢) e a mistura com o vinagre. Dê uma leve mexida para misturar tudo.

Os rakkyous não devem entrar em contato com o ar, então se a quantidade de líquido não foi suficiente para cobrir os rakkyous, cubra-os com um pedaço de filme plástico. Eu não coloquei o plástico e coloquei mais água com vinagre até cobrir.

Feche bem e mantenha em um lugar escuro e fresco. Poderá ser consumido depois de 1 mês. Eu guardei em um compartimento que tenho no chão da cozinha, é fresquinho mesmo no verão.


Não está escrito por quanto tempo pode ser guardado, mas como não vai conservante, imagino que não dure tanto tempo assim.

Não existe a necessidade de conservar em sal antes de usar o rakkyou.

O açúcar em pedra que eu escrevo é o 氷砂糖 (koorizatou), parece uma balinha. É o açúcar líquido endurecido e quebrado em pedaços, não confunda com o açúcar em torrão o Kakuzatou (角砂糖), que são cubinhos de açúcar cristal.  Tem em qualquer mercado.



 
Peguei a receita daqui.

Read more...

Ração humana



Existe um sem número de receitas de ração humana na net. Todas com ingredientes semelhantes e quantidades variadas.  Aí surge a 1ª dúvida, qual seguir?  Eu escolhi a que passou no Globo Repórter como padrão e faço algumas alterações por conta própria =P (Para saber como usar e seus benefícios, recomendo antes ler a  reportagem).

Como a receita inteira rende 2,5 kg faço apenas 1/10 por semana porque ouvi dizer que não se deve armazenar a mistura pronta por mais de 1 semana.

50g de soja em pó (eu uso kinako¹)
10g de gergelim
10g de linhaça dourada
10g de quinua
10g de farinha de maracujá²
10 g de amaranto (que não tem na receita original mas eu coloco)

Passo a linhaça,o gergelim, o amaranto e a quinua no liquidificador e misturo com o resto das farinhas.  Coloco em um vidro e guardo na geladeira.  Rende 260 g que é o suficiente pra durar 1 semana pra mim. 2 semanas se tomar apenas uma vez ao dia.  Para não ficar armazenando por muito tempo eu comecei a experimentar umas receitas de pão e bolo de ração humana.  Depois posto se eu gostar de alguma, por enquanto nenhuma  me agradou o suficiente pra eu querer compartilhar =/

A recomendação é misturar 2 colheres (sopa) em 1 copo de água ou leite, eu tomo com kefir que faço com leite desnatado ou semi desnatado.

Achei onde vende pronto, acho que é prático pra quem não tem tempo de caçar os ingredientes nos mercados e farmácias, mas existe aquele porém, apesar de vir fechado direitinho, você não sabe quando foi feita a mistura e se a recomendação é nao armazenar por mais de 1 semana...  Bom, cada um compra ou faz e toma (ou não) por sua conta e risco, né =P

¹ O kinako é o grão de soja torrado e moído, enquanto a farinha de soja é feita após do tratamento térmico do grão (fervura de cinco minutos e choque em água fria).  Não sei dizer qual a diferença nutricional pois não encontrei nada em minhas pesquisas.  Em algumas receitas este ítem está como leite de soja em pó, que é  muito mais difícil de ser encontrado nos mercados mas é possível comprar online aqui, por exemplo.

² O único lugar que encontrei a farinha de maracujá para comprar foi aqui.  A tradução ao pé da letra seria   Pashonfurutsukou (パッションフルーツ粉) ou Funmatsu Pashonfurutsu (粉末パッションフルーツ) ou Pashonfurutsu Faiba (パッションフルツ ファイバー), mas não achei em lugar nenhum assim, então se existe fora do Brasil a tradução é alguma coisa diferente que eu desconheço.


Read more...

Gérmen de trigo

Gérmen de trigo - 小麦胚芽 - こむぎはいが - Komugi haiga



O gérmen de trigo ou germe de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo - é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar.

Na alimentação infantil, pode fazer parte de todas as papas. Os gérmens de trigo fazem chegar ao organismo em desenvolvimento, elementos nutritivos e vitais, protegendo-o contra doenças.

Estudos consideram eficaz o emprego da vitamina B1 nos diabéticos, por produzir efeitos semelhantes aos da insulina. Não pode, decerto, substituir a insulina, mas é provável que facilite em alto grau o acesso da insulina às células orgânicas. Também a vitamina E exerce o efeito de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, como se demonstrou experimentalmente, embora ainda não esteja totalmente explicado o mecanismo de ação. Como os gérmens de trigo constituem uma combinação natural destas matérias ativas, o seu valor dietético para a diabetes é extraordinário. Com um consumo diário de quatro a cinco colheres cheias de gérmens de trigo, reduz-se nitidamente o excesso de açúcar presente no sangue e na urina. Por conseguinte, o gérmen de trigo atua no diabetes leve e médio como complemento medicinal, poupando a insulina e normalizando o metabolismo dos diabéticos.

Normalmente encontrado em grãos ou comprimidos de óleo, recomenda-se consumir o germe de trigo misturado a sucos porque seu gosto é um pouco amargo. Também pode ser consumido com sucos verdes, ricos em clorofila, altamente oxigenadores, os chamados sucos vivos. Pesquisas realizadas na PUC do Rio de Janeiro com a "alimentação viva".

Recentemente, em Campos do Jordão, o Sistema Único de Saúde, através do Dr. Alberto Gonzales também vem tratando pacientes com resultados impressionantes para a população local. O Dr. Gonzales vem desenvolvendo um projeto chamado Oficina da Semente, que divulga as práticas de cultivo de grãos e germes e de preparo de alimentos vivos, que contêm a totalidade de sua energia natural para benefício do ser humano.

Copiado do Wikipédia.

Read more...

Levedo de cerveja

Levedo de cerveja -  ビール酵母 - ビールこうぼ - Biru Koubo

O levedo ou levedura de cerveja é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.

É produzido pelo cultivo do saccaromyces cereviae, sobre a cevada maltada na produção de cerveja. Após a fermentação a levedura é separada da cerveja, desidratada e moída.

O levedo de cerveja, além de complementar a dieta, ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, furunculose, eczema psoríase, diabetes, fadiga, estresse, equilibra a flora intestinal, desenvolve uma ação desintoxicante aumentando a eliminação de substâncias nocivas, fortalece o sistema imunológico e os nervos.

É um protetor natural do organismo e sua utilização combate a falta de memória e concentração, cansaço físico e mental, estresse e irritação.

Recomenda-se utilizar o levedo com outro alimento para suavizar seu sabor amargo.

Se ingerida antes das refeições, pode ajudar pessoas que querem emagrecer. Para regular o intestino, o ideal é tomá-la no café da manhã com bastante água. Nos casos de reumatismo, artrite, artrose ou gota, tomar no final de cada refeição. Para combater a obesidade, tomar 10 minutos antes de cada refeição.

A levedura pode ser tomada com água, suco de frutas ou acrescentada à comida, mas não se deve cozinhá-la para que não perca suas vitaminas.

Copiado daqui, tem outras informações para quem quiser saber um pouco mais.

Eu achei na farmácia, mas se não achar perto da sua casa pode comprar aqui.



Read more...

Gergelim

Gergelim - 胡麻 - ごま - Gomá (sei que não tem acento mas coloquei para não ter erro na pronúncia =D)

Encontrado facilmente como Yuuki irigomá/有機いりごま (sementes em grão), Suri gomá/すりごま (sementes moídas) e Neri gomá/ねりごま (pasta de gergelim). Yuuki significa orgânico.

Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta, sendo que a última apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim comumente utilizado é composto das três variedades.

O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, nos quais aumenta a essência (Yin) e fortalece as funções. Igualmente tem efeito tonificador sobre o sangue.

Indicações para o uso do Gergelim

- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Deficiência de Qi baço/ pâncreas e dos rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% é constituído de ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico e outros.

Incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.

Estudos e mais estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.

A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.

Informações copiadas daqui e daqui



Read more...

Farelo de aveia

 Farelo de aveia - オートミール - Ootomiru (Oatmeal)

A aveia é bem conhecida por controlar o nível de colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares, isto porque apresenta fibras solúveis (betaglucano).

Assim, tanto a aveia quanto o farelo, são cereais integrais benéficos à saúde.

O farelo possui maior quantidade de betaglucano que contribui também ao bom funcionamento intestinal.

O ideal a ser consumido é cerca de 20 a 30 gramas por dia, e para alcançar a meta deve-se ingerir aveia, frutas, verduras e legumes.

Copiado daqui.

Esse é fácil de achar nos mercados porque a marca é a mesma que encontramos no Brasil e a embalagem é parecida também (pelo menos tem o mesmo velho na caixa) =P

Read more...

Farelo de trigo / Fibra de trigo

Farelo de trigo - 小麦ふすま - こむぎふすま - Komugi Fusuma

A fibra ou farelo de trigo é a película externa da parte comestível do grão de trigo, que não é digerida pelo organismo humano. Porém, a fibra tem uma função muito importante: ela absorve água e forma o bolo alimentar, aumentando a ação muscular dos intestinos. Uma dieta rica em fibras evita, também, altas taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Desta forma, regulariza as funções gastrointestinais, contribuindo para o bem estar geral do organismo. Pode ser utilizada no preparo de biscoitos, pães, iogurtes, sopas, bolos, tortas, vitaminas, sucos, feijão, leite, etc, sem alterações de sabor.

Elimina toxinas do organismo, aumenta o período de saciedade e conseqüente controle de peso.

Na sua composição são encontrados diversos minerais, inclusive o cromo, que possue funções na manutenção do metabolismo dos carboidratos e gorduras.

Dica: para um melhor aproveitamento nutricional das fibras é importante aumentar o consumo de água.

Copiei as informações daqui e pra quem quiser tem a tabela nutricional também. Também encontro nos mercados por aqui.

Read more...

Kanten

Kanten - 寒天 = Ágar-ágar

Eu não tenho o costume de falar ágar-ágar porque desde criança eu ouço apenas kanten.  É parecido com gelatina incolor, com a diferença que a gelatina é de origem animal e o kanten é extraído de algas marinhas que, por assimilarem grande quantidade de minerais na água do mar, tornam-se ricas em fósforo, iodo e sais minerais. É bastante rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suave efeito laxante. Por isso, é comumente utilizado em dietas com baixo teor calórico, auxiliando nos regimes de emagrecimento.

Encontra-se facilmente nos mercados em pó e em formato parecido com uma esponja.


Pode comprar aqui.

Read more...

Kinako

Kinako - きな粉 - きなこ

É o grão de soja torrado e moído e é fácil de ser encontrado em qualquer mercado ou farmácia.

Read more...
Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP